quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ADD

Tenho andado a evitar falar da Avaliação de Desempenho Docente (ADD). Aqueles que me conhecem sabem que nunca fui de ter medo a avaliações. Acho que têm de (devem) ser feitas. E nós professores sabemos muito bem que tem de ser assim. Uma das nossas muitas tarefas é avaliar. Sabemos que dentro da sala há alunos com diferentes desempenhos... Na classe dos professores (como em todas) também os há-de haver.
Mas, no meio de tudo isto revolta-me a forma como tudo está a ser feito. Tenta-se passar a imagem de que os professores querem ser criaturas intocáveis e que, por isso, não querem ser sujeitos a avaliação.
Não é verdade!
Eu que estive na Faculdade cinco anos e sei muito bem que há gente que não tem a mínima vocação para aquilo que está a fazer. Sei também que há universidades e universidades. Por isso, sempre defendi uma prova à saída da Universidade. Para nivelar.
Mas ter aulas assistidas e saber previamente as datas das assistências, faz-me vir à cabeça a imagem do dono de casa que põe, quando sai, uma tabuleta à porta a dizer: Não estou. Assim, o ladrão saberá quando é mais fácil atacar.
Sou professora e, como tal, preparo todos os dias as minhas aulas. Não tenho de recear que entrem duas pessoas que não conheço ou conheço mal dentro da sala. As portas estão abertas, não só nos dias estipulados para o efeito, como em quaisquer outros dias.
Os professores deviam revoltar-se contra esta forma de avaliação.
Eu não queria ser um ladrão avisado!!!

2 comentários:

S. G. disse...

eu sei bem que há muito boa gente no ensino, e conheço alguns :) por isso acho que a tua opinião é muito ponderada, e nesse sentido devemos todos apoiar a melhoria do ensino. a bem do ensino, dos alunos, da estabilidade da carreira dos docentes, sempre com a avaliação presente, para premiar quem se esforça.

beijinhos

No bai disse...

Bem-vindo.

Obrigada.

:)